Absurdismo Moderno

Absurdismo Moderno
by Kanesuki

    

    Partículas subatômicas se unirem por energia nuclear forte é um absurdo.

    Átomos se unirem por ligação de london ou ponte de hidrogênio também é um absurdo.

    Células serem formadas por átomos em uma estrutura perfeita para a vida também é um absurdo.

    Quanto mais pensamos nas coisas, mais absurdo elas nos parecem, o que nos faz colocá-las no mesmo patamar do que o senso comum crê ser absurdo.

    Todos os dias de manhã escolhemos entre levantar da cama ou cometer suicídio, ambos idéias absurdas, porém sempre escolhemos viver mais um dia de muita luta e obstinação.

    O que nos leva a pensar em levantar da cama? A revolta do absurdismo? Ou o suicídio filosófico onde limitamos nosso pensamento para dar espaço à filosofias? Estamos presos em uma espécie de mito de Sísifo!


    "O universo tem início, mas não fim. Infinito. As estrelas também tem seu próprio começo, mas de seu poder resulta sua destruição. Finito. Os sábios são os mais tolos. Foi o que a história nos mostrou. Pode-se dizer que este é o aviso final de Deus aos que resistem."
Rintaro, Okabe - Steins;Gate


    Sísifo acreditava ser mais esperto que os deuses, portanto mesmo que estivesse disposto a ajudar a humanidade, foi condenado a um destino pior que a morte. O de carregar uma pedra montanha acima para no final a mesma rolar todo trajeto ao princípio.

    Lúcifer pensou ser mais apto mais apto a ocupar o cargo de rei da criação e em seu ato de esperteza, fora condenado a rastejar pela terra na forma de uma serpente.

    Alexandre, O Grande se dizia sábio e com seus saberes conquistou um enorme império, sendo assim o motivo de sua ruína, pois territórios colossais não podem ser governados por uma única pessoa (fora da era da informação).

    Sendo assim, os mais tolos são os que dignificam sua ciência acima da ciência dos outros, deturpando assim o sentido da sabedoria. Um absurdo, de fato. Porém existe uma forma de traçar um paralelo com o contexto atual, pois mesmo na era da informação, as pessoas prosseguem desinformadas. Dentro do absurdismo elas vivem do suicídio filosófico, idolatrando subcelebridades; sendo assim exaltando o raso conhecimento que têm e credibilizando estes influêncers por tais saberes.





Comentários